Se publica la traducción de la obra "Sobre la dignidad y los principios" del OBD

07.05.2014

El día 12 de mayo de 2014 se presenta el libro "Sobre a dignidade e os princípios: análise da declaração de bioética e direitos humanos da UNESCO", traducción al portugués de la obra "Sobre la dignidad y los principios: análisis de la Declaración Universal sobre la Bioética y Derechos Humanos de la UNESCO", coordinada por la Dra. María Casado. Fue publicada en español por la Editorial Aranzadi y el Observatori de Bioètica i Dret en 2009.

La obra, traducida al portugués con el nombre "Sobre a Dignidade e os Princípios: análise da declaração de bioética e direitos humanos da UNESCO", editada por el Instituto de Bioética de la Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) en la Editorial EDIPUCRS, ya se vende en Edipucrs Bookstore (Edificio 41), PUCRS, Porto Alegre, Brasil. El libro presenta un documento elaborado conjuntamente por el Rector de la PUCRS Dr. Joaquim Clotet, la profesora Jussara de Azambuja Loch (IB) y el Dr. José Gabriel Chitto Gauer.

• Sobre la obra:
    A garantia das liberdades fundamentais e dos direitos humanos em um mundo plural como o contemporâneo só se concretiza me­diante o exercício do diálogo racional, a busca de princípios éticos que possam ser compartilhados e de pactos sociais. Na ausência de normativas para balizar as novas situações de intervenção sobre a vida, impostas pelo progresso das ciências biomédicas e pela utiliza­ção das novas tecnologias disponíveis, documentos como a Decla­ração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos da UNESCO servem de subsídio para estabelecer pautas comuns. A obra “Sobre a dignidade e os princípios” tem o mérito de reunir pensadores com visões ético-jurídicas e socioculturais as mais variadas. O resultado desta pluralidade alcança o objetivo de interpretar os princípios elencados na carta, ampliando o conteúdo dos direitos humanos já reconhecidos e autenticando o respeito à dignidade do homem como um mínimo ético comum para a coexistência na diversidade.
    Dra. Jussara de Azambuja Loch, antigua directora del Instituto de Bioética PUCRS.