Es publica la traducció de l'obra "Sobre la dignidad y los principios" de l'OBD

07.05.2014

El dia 12 de maig del 2014 es presenta el llibre "Sobre a dignidade e os princípios: análise da declaração de bioética e direitos humanos da UNESCO", traducció al portuguès de l'obra "Sobre la dignidad y los principios: análisis de la Declaración Universal sobre la Bioética y Derechos Humanos de la UNESCO", coordinada per la Dra. Maria Casado. Va ser publicada en espanyol per l'Editorial Aranzadi i l'Observatori de Bioètica i Dret en 2009.

L'obra, traduïda al portuguès amb el nom "Sobre a dignidade e os princípios: análise da declaração de bioética e direitos humanos da UNESCO", editada per l'Institut de Bioètica de la Pontifícia Universidade Catòlica do Rio Grande do Sul (PUCRS) a la editorial EDIPUCRS, ja es ven a Edipucrs Bookstore (Edifici 41), PUCRS, Porto Alegre, Brasil. El llibre presenta un document elaborat conjuntament pel rector de la PUCRS Dr. Joaquim Clotet, la professora Jussara d'Azambuja Loch (IB) i el Dr. José Gabriel Chitto Gauer.

• Sobre la obra:
    A garantia das liberdades fundamentais e dos direitos humanos em um mundo plural como o contemporâneo só se concretiza me­diante o exercício do diálogo racional, a busca de princípios éticos que possam ser compartilhados e de pactos sociais. Na ausência de normativas para balizar as novas situações de intervenção sobre a vida, impostas pelo progresso das ciências biomédicas e pela utiliza­ção das novas tecnologias disponíveis, documentos como a Decla­ração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos da UNESCO servem de subsídio para estabelecer pautas comuns. A obra “Sobre a dignidade e os princípios” tem o mérito de reunir pensadores com visões ético-jurídicas e socioculturais as mais variadas. O resultado desta pluralidade alcança o objetivo de interpretar os princípios elencados na carta, ampliando o conteúdo dos direitos humanos já reconhecidos e autenticando o respeito à dignidade do homem como um mínimo ético comum para a coexistência na diversidade.
    Dra. Jussara de Azambuja Loch, antigua directora del Instituto de Bioética PUCRS.