PUCRS: Apresentado livro sobre Declaração de Bioética e Direitos Humanos

25.06.2010

Foi apresentado no fim da tarde desta terça-feira, 22 de junho, o livro "Sobre la Dignidad y los Princípios: análisis de la Declaración de Bioética y Derechos Humanos de la Unesco", em sessão presidida pelo Reitor, Joaquim Clotet. Participaram também a diretora do Instituto de Bioética da Universidade, Jussara Loch, e a diretora da Cátedra Unesco de Bioética e Direito da Universidade de Barcelona e coordenadora da publicação, Maria Casado.

A obra é organizada pela Cátedra Unesco de Bioética da Universidade de Barcelona e conta com a participação de 43 autores ou co-autores, entre eles Clotet. Após a apresentação, foram feitos comentários sobre artigos publicados no livro. O professor Gonzalo Yáñez, da Universidade do Chile, falou sobre "La dignidad y el derecho a la vida (vivir con dignidad)"; a professora Aida Kemelmajer, da Universidade Nacional de Cuyo (Argentina), comentou o artigo "La autonomía de la voluntad y las personas carentes de competencia", enquanto a professora Florência Luna, da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Argentina), tratou de "La Declaración de la Unesco y la vulnerabilidad: la importancia de la metáfora de lãs capas". Para encerrar, antes de um debate sobre o livro, o professor Salvador Bergel, da Universidade de Buenos Aires (Argentina) tratou do artigo "Aprovecha miento compartido de los benefícios de la investigación".

Fonte: Assessoria de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.